sexta-feira, 17 de Maio de 2024  17:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Lulas com Cerveja e Natas

Lulas com Cerveja e Natas

Amanhe, lave e escorra as lulas. Corte-lhes os sacos em tiras e as cabeças em pedaços. Leve ao lume a margarina ...
» ver mais receitas


EVENTOS


FESTIVAL NOVAGRÉS SONS EM TRÂNSITO

imprimir resumo

Segue-me à Capela + Janita Salomé

Segue-me à Capela + Janita Salomé


dia 5 de Novembro pelas 21:30/ ano 2004

Teatro Aveirense


Segue-me à Capela
O grupo Segue-me à Capela, uma das maiores revelações dos últimos anos da música tradicional portuguesa, teve a sua origem na cidade de Aveiro e tem vindo, desde então, a dedicar-se à

ção e revitalização de cantares tradicionais, de várias zonas do país, recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha e pelo GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra).

Apesar dos instrumentos de percussão que utiliza ocasionalmente, com especial destaque para o adufe, este grupo de sete mulheres traz contudo a frescura das suas vozes e impressionantes arranjos interpretativos aos temas que fazem parte já do nosso cancioneiro. E as vozes desdobram-se para lá do canto para recriar ambientes de trabalho, romaria e alguma folia, ao jeito das melhores tradições portuguesas.

As Segue-me à Capela são um prodígio de técnica vocal e de beleza harmónica.

Janita Salomé
Herdeiro de uma forte tradição musical familiar, encontrou o seu rumo na sequência do 25 de Abril de 1974 e do seu encontro com a música de José Afonso, que o inspirou a investigar e a trabalhar a tradição musical popular.

Inicialmente, dedicou-se a perpetuar a tradição do cante alentejano mas, depois de descobrir a música da África árabe, encontrou a estrela que norteará o futuro da sua música: a procura dos laços que unem a tradição popular portuguesa alentejana com a música tradicional árabe, que deixara muitos registos na Península Ibérica na era medieval.

É considerado, actualmente, como uma das melhores vozes masculinas de Portugal, pelo seu fantástico dom de misturar a maneira da cantar alentejana com melodias e ritmos vocais arabigoandaluzes.


Mais informações:
www.teatroaveirense.pt
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®